Decreto que convoca a 4ª Conferência Nacional da Juventude é assinado

Na manhã da sexta-feira (16/08/2019), foi realizada solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Jair Bolsonaro e da ministra Damares Alves. Durante o evento, foi assinado o decreto que convoca a 4ª Conferência Nacional da Juventude, cuja missão é promover um espaço de diálogo e de construção de políticas públicas para a juventude brasileira. A ação faz parte da Semana Nacional da Juventude e é iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

Na ocasião, a ministra Damares afirmou que o Governo Federal visa alcançar grupos que estavam invisibilizados, como ribeirinhos, indígenas, ciganos. “Em nosso país, o suicídio é a quarta causa de mortes nessa faixa etária. Por isso estamos fazendo campanhas de combate ao suicídio e automutilação. Ninguém vai ficar para trás. Estamos trazendo ações efetivas, que buscam mudar a realidade dos nossos jovens”. Em seguida, Damares citou a importância das políticas públicas voltadas à educação e mercado de trabalho, além da necessidade de escutar os jovens. “Vamos fazer a diferença no Brasil. Terminamos a Semana da Juventude celebrando e mandando um recado, de que há esperança para esta nação”, completou.

Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a importância do papel do Estado na garantia da aquisição de conhecimentos na fase da juventude, que abrange os 15 a 29 anos de idade. “O que tira a juventude da miséria é o conhecimento, não são programas sociais, que, em alguns casos, são necessários pela condição de uma pessoa. Mas não podemos crescer pensando nisso. O que o nosso governo está implementando são políticas que visem a abrir os olhos da juventude e mostrar realmente qual é o caminho certo. Dizer: ‘você é responsável pelo seu futuro. O Estado não vai te atrapalhar, muito pelo contrário: vai te ajudar'”, disse o presidente Jair Bolsonaro em sua fala. 

Também integraram a mesa de abertura o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva.

Espaço 4.0

Durante a solenidade, a secretária Jayana destacou programas como cursos a distância e o Espaço 4.0, que visa a capacitação profissional e inclusão digital de jovens que moram em locais de alta vulnerabilidade social. “Dentro deste espaço grandes coisas podem surgir. Nós acreditamos muito na capacidade e criatividade dos nossos jovens, e acreditamos que o trabalho é o melhor programa social a se oferecer. Desejamos que a juventude tenha perspectivas através do empreendedorismo digital, nessa nova fronteira que desafia a nossa geração, com a 4ª Revolução Industrial”, enfatizou.

Semana

A Semana Nacional da Juventude teve início no último sábado (10), em Ceilândia/DF. A programação se estendeu por diversas localidades do Distrito Federal, com seminários, workshops, oficinas, debates e outras ações com foco em pautas de interesse dos jovens.

Conferência

A 4ª Conferência Nacional da Juventude será realizada no mês de dezembro de 2019, em data e local a serem definidos por ato da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e coordenada pelo presidente em exercício do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com o tema “Novas Perspectivas para a Juventude”.